AGENDA DO EVENTO

LOCAL: Unidade Moreira Campos – Salas do Bloco G
DATA: 13/11/2018
HORA: 16h30min a 18h30min

Painel Interdisciplinar: Caminhos globais para a Responsabilidade Socioambiental – A agenda 2030 e os ODS
Prof. Dr. Jakson Renner Rodrigues Soares
Profª Dra. Maria da Graça Carlos
Prof. Ms. Rafael dos Santos da Silva
APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES CONVIDADOS
Jakson Renner Rodrigues Soares
Pós-doutorando na Universidade Estadual do Ceará. Pós-doutorado em Desenvolvimento territorial na Universidade do Minho (Portugal), Doutor em Direção e Planejamento do Turismo pela Universidade da Coruña (2015). Doutorado Sanduíche na Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Brasil. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Gestão de Recursos Humanos e Ciências do Trabalho pela Universidade de Santiago de Compostela (2008) e Mestrado em Direção e Planejamento do Turismo pela Universidade da Coruña (2010). Professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. Também é professor do curso de turismo da Universidade da Coruña (España) e do departamento de Organização e Comercialização de Empresas na Universidade de Santiago de Compostela (España). É membro de vários grupos e redes de investigação no Brasil, Espanha, Portugal, Polônia e América Latina, como: Turismo Território e Cultura (UECE), Laboratório de Imagem, Patrimonio e Paisagem (UMINHO).
Rafael dos Santos da Silva
Cursa doutorado em Sociologia na Universidade de Coimbra - UC. Possui Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.   e mestrado em Administração na  UNIFOR, Brasil. Faz carreira no Magistério Superior lotado na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração Pública, Sociologia e Docência. Contribui em vários grupos relacionados a violência e direitos humanos. Participa como convidado do grupo do Observatório de Políticas Públicas da UFC e da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Crateús. Concentra interesse nas seguintes áreas: desenvolvimento, pobreza (uni e multidimensional), distribuição de renda, cidades, violência.
Maria da Graça de Oliveira Carlos
Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza.Possui especialização em Administração de Empresas pelo IBMEC/RJ e em Controladoria e Finanças pela UNIGRANRIO/RJ. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e Licenciatura Plena em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica e professora titular do Centro Universitário Estácio do Ceará, Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Responsabilidade Socioambiental e Governança Corporativa, principalmente nos temas: Fatores ESG; Corporate Social Performance e Financial Performance; Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Sustentabilidade , Desempenho Social e Desempenho Financeiro, Análise financeira e Cenários.
Painel Interdisciplinar: Sustentabilidade das Relações Sociais, as faces e a Cortesia
Profª Drª Isabel Roboredo Seara
Profª Drª Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos
APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES CONVIDADOS
Profª Dra. Isabel Roboredo Seara
Doutoramento de 2000-2007, Phd em Linguística. Na Universidade Aberta, Portugal., Mestrado de 1994-1997, titulação Master degree em Linguística Aplicada e Didática de Línguas (4 anos » years) na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atualmente é Investigador Principal na Universidade Nova de Lisboa , Professor Auxiliar na Universidade Aberta. Membro das instituições a seguir: Da Associação Portuguesa de Linguística, Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, Associação de Filologia e Linguística da América Latina, Association des Sciences du Langage. International Association for Dialogue Analysis, Association Interdisciplinaire de Recherche sur l’Épistolaire, Associação Brasileira de Linguística
Profª Dra. Leticia Adriana Pires Ferreira dos Santos
Pós-doutora,Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós- Graduação em Linguística e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e em Ensino do Português (UECE e UFC). Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e Professora Titular do Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará.
Painel Interdisciplinar: Avaliação epidemiológica da participação do pai no parto em um hospital público de Fortaleza-Ce-Brasil
Profª Ms. Lia Maristela da Silva Jacob
Prof. Dr. Francisco Antônio Da Cruz Mendonça
APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES CONVIDADOS
Profª Ms. Lia Maristela da Silva Jacob
Possui Graduação em Enfermagem e em Pedagogia. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Doutoranda em Ciências da Saúde do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, está fazendo o Doutorado Sanduíche na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) em Portugal.  Integrante do grupo de pesquisa Saúde da Mulher e do Recém-Nascido (UNICAMP). Tem experiência na área de Assistência em Enfermagem e Gestão em Instituição de Ensino Superior. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Mulher, Saúde Coletiva, Educação em Saúde e Estomaterapia. Email: lia_maristela@hotmail.com
Prof. Dr. Francisco Antônio Da Cruz Mendonça
Enfermeiro. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2007), Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2008) e em Docência e Gestão do Ensino Superior pela DeVry Educacional do Brasil (2012), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2012) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Associação Ampla UECE/UFC/UNIFOR (2017). Ex-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Iniciação Científica (PIBIC/CNPq); Professor Titular I do Centro Universitário Estácio do Ceará. Bolsista do Programa de Pesquisa Produtividade - Estácio FIC. Coordenador Regional do Programa Anjos da Enfermagem Núcleo Ceará (2015-2017). Coordenador Local do Programa Anjos da Enfermagem Núcleo Ceará (2010-2014); Tem experiência na área de Assistência, Docência, Gestão, Pesquisa e Extensão em Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Saúde Coletiva, Humanização em Saúde e Promoção da Saúde.
Painel Interdisciplinar: Arqueologia da Arquitetura: a descoberta de uma arte muralista, através de pesquisa prospectiva, nas paredes do Antigo Colégio Marista Cearense
Profª Clélia Maria Teixeira Monastério
APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE CONVIDADO
Clélia Maria Teixeira Monastério
Mestre em Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Campinas -SP(2006), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela Faculdade Metodista Granbery (2009), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1994) e graduação em Serviço Social UECE (1987).
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio Histórico Cultural. Desenvolveu estudos sobre Arquitetura Efêmera, ambientes de colaboração (extranets de projeto), qualidade no processo de projeto, ensino a distancia e desenho técnico.
Em sua atuação profissional extra classe, foi Supervisora de Equipamentos de Memória e Coordenadora de Patrimônio Histórico Cultural da Cidade de Fortaleza, tendo exercido esta função junto à Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza-SECULTFOR.
Representa o Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE) no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural (COMPHIC) e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Atualmente é Diretora da empresa Monastério Projetos e Consultoria, Professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e Produção do Centro Universitário Estácio do Ceará, onde exerce a função de Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Centro, Núcleo Fortaleza.
Participação dos alunos bolsistas do Projeto de Iniciação Científica: Matheus de Oliveira Cavalcante / Lorena Amorim Machado Gusmão / Jessica da Costa Posso / Kenned Alexandre Xavier