• Abertura

SESSÃO DE ABERTURA DO EVENTO

DATA: 12/11/2018 – LOCAL:Auditório: Moreira Campos – Hora: 9h00min a 09h30min
Palavra das autoridades presentes, Reitoria, Pró-reitorias
Formação de Mesa com autoridades e Hino Nacional

DATA: 12/11/2018 – LOCAL:Auditório: Moreira Campos – Hora: 9h30min a 12h00min
Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental: Estudos e Caminhos
– Prof. Ms. Pedro Alves de Araújo Filho – Conselho Estadual de Saude
– Profª Dra. Isabel Roboredo Seara – Universidade Aberta – CLNUL- LISBOA, PORTUGAL
– Profª Dra. Leticia Adriana Pires Ferreira dos Santos – Estácio FIC
– Profª Dra. Maria da Graça de Oliveira Carlos – Estácio FIC

APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES

Prof. Ms. Pedro Alves de Araújo Filho
Presidente do Conselho Estadual de Saúde. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí. Servidor do município de Fortaleza-CE como Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família. Especialista em Prótese Dentária pela ABO-PI. Foi residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza - SMSE, chancelado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atuou como Tutor da Residência Integrada em Saúde ênfase Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará e Preceptor de Campo e de Núcleo da Odontologia do referido programa em Fortaleza-CE. Professor visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará.
Profª Dra. Isabel Roboredo Seara
Doutoramento de 2000-2007, Phd em Linguística. Na Universidade Aberta, Portugal., Mestrado de 1994-1997, titulação Master degree em Linguística Aplicada e Didática de Línguas (4 anos » years) na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atualmente é Investigador Principal na Universidade Nova de Lisboa , Professor Auxiliar na Universidade Aberta. Membro das instituições a seguir: Da Associação Portuguesa de Linguística, Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, Associação de Filologia e Linguística da América Latina, Association des Sciences du Langage. International Association for Dialogue Analysis, Association Interdisciplinaire de Recherche sur l’Épistolaire, Associação Brasileira de Linguística.
Profª Dra. Leticia Adriana Pires Ferreira dos Santos
Pós-doutora,Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós- Graduação em Linguística e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e em Ensino do Português (UECE e UFC). Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e Professora Titular do Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa GELP/COLIN (Cognição e Linguística), Participa do Grupo Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade - UECE e Grupo de Estudos em Preconceito, Polidez e Impolidez Linguística - UNILAB. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Pragmática, Cognição, Análise do Discurso e Análise da Conversação. Suas pesquisas estão focadas sob a perspectiva da pragmática e da cognição; Pesquisas fazem uma interface com os estudos da polidez/cortesia, da violência, da cultura, dos conceitos e das categorizações nas áreas jurídicas, midiáticas, educacionais e da saúde, bem como com os dos movimentos sociais.
Profª Dra. Maria da Graça de Oliveira Carlos
Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Possui especialização em Administração de Empresas pelo IBMEC/RJ e em Controladoria e Finanças pela UNIGRANRIO/RJ. graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e Licenciatura Plena em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica e professora titular do Centro Universitário Estácio do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Responsabilidade Socioambiental e Governança Corporativa, principalmente nos temas: Fatores ESG; Corporate Social Performance e Financial Performance; Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Sustentabilidade, Desempenho Social e Desempenho Financeiro, Análise financeira e Cenários prospectivos.